Follow by Email

quinta-feira, 17 de março de 2011

SARAU DO BINHO DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DO II FESTIVAL SUL-AMERICANO DE CULTURA ÁRABE

NA PRÓXIMA SEGUNDA , DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL, TEREMOS NO SARAU O DOCUMENTÁRIO:
2 meses e 23 min (Mães, cozinheiras e crianças do Acampamento João Cândido (MTST) em Itapecerica da Serra na ocupação que concentrou 4 mil famílias na região metropolitana de São Paulo em apenas 2 meses, 23 min), de Rogério Pixote, Cinebecos; SEGUIDO DE DEBATE
E , NA PRÓXIMA SEGUNDA 28-03
A caixa mágica (Documentário sobre a migração árabe para o Brasil e sobre a relação dessa comunidade com a Rua 25 de Março, em São Paulo, conhecida pela presença expressiva de comerciantes de origem árabe, 26 min). TAMBÉM SEGUIDO DE DEBATE
VEJAM TODA A PROGRAMAÇÃO NO SITE
http://www.festivaldaculturaarabe.org/


II Festival Sul-Americano de Cultura Árabe

O evento acontece de 18 e 31/março e terá expressões diversificadas que ocorrerão em espaços como BibliASPA, CCBB, Centro Instituto Cervantes, entre outros. Uma rica programação que será ofertada GRATUITAMENTE, em SP.


São Paulo, 10 março/2011. Realizado pela BibliASPA – Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes, o Festival Sul-Americano da Cultura Árabe tem como objetivo refletir sobre as manifestações culturais árabes e as contribuições dos imigrantes. A intenção é fortalecer o vínculo entre a América do Sul e os Países Árabes com base no respeito à diversidade cultural e nos laços históricos, além de promover a cultura da paz por meio da aproximação dos povos.


A programação deste II Festival conta com apresentações de vários segmentos artísticos, entre os quais caligrafia árabe, cinema, literatura, teatro, música, dança, artes plásticas (mais de dez exposições), contação de histórias, arqueologia, fotografia, street art, palestras, debates, colóquios, mesa-redonda, mediação de leitura, publicações e intervenções diversas. Entre os convidados que participarão de debates e palestras encontra-se o Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Antonio de Aguiar Patriota, o escritor Milton Hatoum, cuja obra será tema de um colóquio durante o evento.


O evento ocorre em espaços símbolos de São Paulo, incluindo centros culturais e de pesquisa, clubes, associações, escolas, universidades e cineclubes, oferecendo um amplo acesso à população por meio de ações descentralizadas.



Também haverá apresentações no Espaço BibliASPA - Centro de Cultura e Pesquisa Árabe e Sul-Americana -, que possui salas de aulas, biblioteca com acervo bibliográfico e multimídia, centro de documentação, editora, museu, sala de restauro, espaço para projeção de filmes, exposições e realização de outras propostas. No local e em outros espaços, a BibliASPA - Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul- Países Árabes promove cursos de língua, caligrafia, literatura, história, cultura, contação de histórias, arqueologia, artes plásticas, música e dança, entre outros.


Mais de 12 milhões de árabes e descendentes vivem no Brasil e contribuem cultural, econômica e politicamente para as sociedades locais; apenas em São Paulo, são ao menos 2,5 milhões de pessoas. Em toda a América do Sul, a presença árabe é expressiva.


O festival ocorre anualmente de 18 a 31 de março, em função de o dia 25 de março ter sido instituído como o Dia Nacional da Comunidade Árabe por lei federal. Não por acaso, a data foi criada por decreto municipal, em 1859. A Rua 25 de março tornou-se uma espécie de República Árabe em São Paulo, que abriga sírios, libaneses, palestinos, iraquianos, egípcios e jordanianos. Povos de língua árabe que aqui aprenderam o português e, em ambas as línguas, expressaram seu afeto pela pátria de origem e pela de adoção: o Brasil.



Serviço:

O que: II Festival Sul-Americano de Cultura Árabe

Quando: de 18 a 31 de março de 2011, em SP

Onde: vários lugares: Espaço BibliASPA, CCBB, Instituto Cervantes, entre outros.

Realização: BibliASPA – Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes

Informações para imprensa: (11) 3661 0904 – 9251 9895 / com Maria Nilda

comunicacaobibliaspa@gmail.com

www.bibliaspa.com.br

Nenhum comentário:

Sarau do Binho