Follow by Email

terça-feira, 28 de setembro de 2010

QUINTA POÉTICA NA CASA DAS ROSAS





QUINTA POÉTICA



com os poetas convidados

Alberto Beuttenmüller, Osvaldo Rodrigues, Robinson Padial e

Whisner Fraga, com participações especiais de Zé Carlos Freyria (apresentação de butoh) e da atriz Nora Prado.

Agradecimentos especiais ao poeta Celso de Alencar (curador).



Quinta-feira, 30 de setembro de 2010

a partir das 19h (evento gratuito)



Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos

Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP

Próximo ao metrô Brigadeiro.

Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74

Informações: (11) 5904-4499

è Próxima QUINTA POÉTICA: 28 de outubro de 2010, quinta-feira, às 19h, na CASA DAS ROSAS.

Saiba mais sobre o evento e os convidados:



Quinta poética

Mensalmente, a Casa das Rosas abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho. Intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia, como Álvaro Alves de Faria, Beth Brait Alvim, Carlos Felipe Moisés, Celso de Alencar, Contador Borges, Eunice Arruda, Floriano Martins, Hamilton Faria, Helena Armond, José Geraldo Neres, Raimundo Gadelha, Raquel Naveira, Renata Pallottini, Renato Gonda, entre outros, já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas.


Os poetas:

Celso de Alencar (curador da Quinta Poética) é poeta e declamador paraense, radicado em São Paulo desde 1972. O poeta e crítico Cláudio Willer, afirma que se trata do mais enfático poeta contemporâneo. O compositor e poeta Jorge Mautner o considera um poeta da 4ª dimensão, escandalizador e libertador de almas. É reconhecido entre os grandes talentos da geração de 1970, se apresentou na Inglaterra, França e Portugal. Tem vários livros publicados, entre eles: Tentações (1979), Os Reis de Abaeté (1985), O Pastor (1994, infanto-juvenil), O Primeiro Inferno e Outros Poemas (1994 e 2001), A Outra Metade do Coração (CD- antologia poética) e Testamentos (2003). Participou de diversas antologias no Brasil e no exterior, além de publicações em revistas e periódicos. Palestrante e integrante de diversos júris de concursos de poesia. Ex-diretor da União Brasileira dos Escritores - UBE (gestão 1990/92 e 1992/94).



Alberto Beuttenmüller é poeta e nasceu em São Paulo , em 1935, mas viveu em várias cidades do Brasil, pois seu pai era fiscal federal. Segundo o filósofo Benedito Nunes, Beuttenmüller faz parte de um seleto grupo de poetas brasileiros experimentalistas, os quais seguem a poesia enxuta de Mário Faustino. Beuttenmüller acaba de lançar "A Pele da Palavra".



Osvaldo Rodrigues é poeta e romancista. Nasceu em Apucarana (Paraná) e desde 1960 vive em São Paulo. Graduou-se em Mecânica de Produção pela FATEC/SP. Escreve poesia desde os onze anos de idade e teve seus primeiros poemas publicados aos 20 anos na 1ª Coletânea de Poesias Inéditas da Editora Grafik. Livros publicados: "Vôo Singular" (Poesia, 1979, ed. Autor, com prefácio de Álvaro Alves de Faria), "Mascando Esperanças com Dentes de Vidro" (Poesia, ed. do autor, 1983), "Fôlego" (Poesia, ed. do autor, 1985 c/ apresentação de Carlos Felipe Moisés). No início da década de 1980, fez diversas leituras noturnas em diversos bares de São Paulo, sempre sozinho. Está há muitos anos sem publicar nada, mas pretende voltar em breve à literatura com seu primeiro romance de ficção "Exercícios Ilusórios" e um livro de poemas para o próximo ano. Em 2010 teve um conto editado no livro digital E-CONTOS, da editora Ficções&Gato Sabido.


Robinson Padial (Binho) é poeta, autor do livro “Postesia” e coautor do livro “Donde Miras- dois poetas e um caminho”. É o idealizador do Sarau do Binho que acontece há seis anos, toda segunda-feira, no Campo Limpo e também da “Expedición Donde Miras” (caminhada cultural) e da “ Bicicloteca” (biblioteca em bicicletas). Blogues:

www.saraudobinho.blogspot.com

www.expediciondondemiras.blogspot.com

www.biciclotecas.blogspot.com



Whisner Fraga nasceu em Ituiutaba, no interior mineiro, em 1971. É engenheiro e escritor. Participou de inúmeras antologias literárias, frutos de premiações em concursos literários. Escreveu resenhas para importantes veículos de comunicação, como o Jornal do Brasil e o Estado de Minas. Tem 6 livros publicados, entre eles "O livro da carne", lançado recentemente pela Editora 7letras.



Zé Carlos Freyria apresenta Boshibari Butoh, dança contemporânea do Japão, que conta a saga da imigração japonesa no Brasil através da dança e do teatro, mostrando personagens clownescos adaptados para nossa realidade.



Nora Prado é atriz, fotógrafa, e arte-educadora. Bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS está radicada em São Paulo desde 1993. Trabalhou com Gerald Thomas, Fátima Toledo, Osvaldo Gabrielli, Gabriel Guimard, Regina Galdino, Francisco Medeiros, Hugo Possolo e Luiz André Querubini. Desde 2005 integra o corpo docente do Globe-SP, Centro de Formação do Ator, de Ulisses Cruz. Atuou em publicidade, e protagonizou os curtas Festa de Casamento e O Zeppelin passou por aqui de Sérgio Silva, além de atuar nos longas: Noite, de Gilberto Loureiro, Sonho sem Fim de Lauro Escorel e Boleiros de Hugo Giorgetti. Participou da minissérie O Tempo e o Vento e das novelas: Éramos Seis, As pupilas do Senhor Reitor e Pérola Negra. Em 1995 fundou Cia. Megamini com o ator e diretor Gabriel Guimard. Juntos realizaram Muito Romântico, Dia de Festa, Lixo é um Luxo e Tem Gato na Tuba. Escreveu e atuou no solo A modelo. Na área de coaching para cinema preparou o elenco dos longas: O cerro do Jarau e Dias e Noites, ambos de Beto Souza e Kumori de Felipe Soares.

Escrituras Editora

Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 5904-4499 (Pabx)

Site: www.escrituras.com.br

Blog: http://escrituraseditora.blogspot.com/

Youtube: www.youtube.com/user/EscriturasEditora

Twitter: www.twitter.com/escriturasedit

Escrituras Editora no www.facebook.com

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

QUILOMBO DE SOLANO



QUILOMBO DE SOLANO
Evento que reúne todo o legado de Solano Trindade nas artes plásticas, música, dança, teatro e literatura.
Mescla tradicional com o contemporâneo, seguindo as próprias palavras do grande poeta negro: “Resgatar na fonte de origem e devolver ao povo em forma de arte".

Solano Trindade (24 de julho de 1908 - 19 de fevereiro de 1974), poeta, pintor, ator e folclorista, é um legítimo representante da cultura e literatura popular afro-brasileira. Criador do Teatro Popular Brasileiro, Solano em vida escreveu 4 livros que hoje circulam por sebos e bibliotecas. É neste espírito que o Quilombo de Solano trará a poesia e a cultura afro-brasileira em 4 dias de festa como o poeta gostava de fazer na Cidade de Embu das Artes.

Dia 22 a partir das 19h
Palestra sobre Solano Trindade
Com Raquel Trindade
Palestra sobre Black Music
Com King Nino Brown
Abertura da exposição de trabalho de Grafitti dos artistas Onguer e Congz e de quadros com Raquel Trindade e Rodrigo Bueno

Show "Dos tambores aos Toca discos"
Com DJ Erry G
Exibição do filme "Solano 100 Anos"

Dia 23 às 19h
Espetáculo Solano Trindade e Suas Negras Poesias
Com Cia As Capulanas

Show dos grupos "Batucando" e "Gestos Sonoros"

Exibição do filme “Panorama- Arte na Periferia”, de Peu Pereira

Dia 24 às 19h
Lançamento Livro "Tarja Preta" de Zinho Trindade

Encontro de Saraus de Binho,Brasa, Cooperifa, Fundão, Ademar, Poesia na Esquina, Palmarino,Coletivo Maloquerista,Mesquiteiros,Donde Miras,Elo da Corrente,

Exibição do filme “Imagens de uma vida simples” (Solano Trindade) produzido pelo coletivo NCA.

Dia 25 às 19h
Shows de Zinho Trindade e o Legado de Solano, Preto Soul, Zafrica Brasil

Apresentação de dança do grupo "Banks Back Spin WorkShow" (Break)

sábado, 18 de setembro de 2010

SARAU DO BINHO É SEMIFINALISTA DO PRÊMIO CULTURA VIVA 3°EDIÇÃO

O SARAU DO BINHO ESTÁ ENTRE OS 120 SEMIFINALISTAS DO PRÊMIO CULTURA VIVA 3° EDIÇÃO, NA CATEGORIA GRUPO INFORMAL. ESTA É UMA GRANDE CONQUISTA DE TODOS NÓS E UM RECONHECIMENTO PELO NOSSO TRABALHO E EMPENHO EM DIFUNDIR A CULTURA .
AINDA HÁ OUTRAS ETAPAS PELA FRENTE, MAS DE QUALQUER FORMA JÁ ESTAMOS FELIZES COM ESTE RESULTADO E TAMBÉM RECEBEREMOS O SELO "PRÊMIO CULTURA VIVA".
TAMBÉM ESTÃO SELECIONADOS OS COLETIVOS "SACOLÃO DAS ARTES", "COLETIVO SARAU ELO DA CORRENTE", "CICAS", "SAMBA DA VELA", ENTRE OUTROS. PARABÉNS A TODOS PELA CONQUISTA!



SACOLINHA LANÇA DOIS NOVOS LIVROS NO SARAU DO BINHO

NESTA SEGUNDA 20-09, TEREMOS A PRESENÇA DO SACOLINHA PARA O LANÇAMENTO DE SEUS DOIS MAIS RECENTES TRABALHOS "ESTAÇÃO TERMINAL" E " PERIPÉCIAS DE MINHA INFÂNCIA"




quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TRUPE LONA PRETA NA BRECHÓTECA

NESTE SÁBADO, 18-09, A TRUPE LONA PRETA VAI SE APRESENTAR ÀS 11HS NO SACOLÃO DAS ARTES E ÀS 16HS NA BRECHÓTECA. CONVIDAMOS A TODOS PARA ASSISTIREM E EM SEGUIDA PARTICIPAREM DE UM SARAU COM AS CRIANÇAS.








SACOLÃO DAS ARTES: R: CÂNDIDO JOSÉ XAVIER 577, JD. SÃO LUIZ

BRECHÓTECA: R: ANDRÉA DE FIRENZE 1 VILNA NOVA PIRAJUSSARA CAMPO LIMPO

TEL. 35356463 35354425

POIESIS PROMOVE OFICINA COM MARCELINO FREIRE NO ESPAÇO ARTEMANHA, NO CAMPO LIMPO

Oficina de Criação Literária com Marcelino Freire e Livros Artesanais, no Espaço Artemanha

As inscrições estão abertas para a Oficina de Criação Literária com o premiado escritor Marcelino Freire, no Espaço Artemanha de Teatro, na Estrada do Campo Limpo nº 2706, subsolo, bairro de Campo Limpo, S/P.

As atividades acontecerão no mês de outubro, nos dias 02, 09 e 23, sábados, das 14 às 18 horas.

Marcelino Freire nasceu em 1967, em Sertânia, PE. Vive em São Paulo desde 1991. É um dos principais nomes (e divulgadores) da nova geração de escritores brasileiros, designada “Geração 90”.

Escreveu, entre outros, “Contos Negreiros” (Prêmio Jabuti 2006) e “RASIF - Mar que Arrebenta”, ambos publicados pela Editora Record.

Vários de seus contos foram adaptados para teatro e traduzidos para outros países. Em 2004, idealizou e organizou a antologia “Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século” (Ateliê Editorial).

É o criador da Balada Literária, evento que, desde 2006, reúne anualmente quase uma centena de escritores, nacionais e internacionais, no bairro paulistano de Vila Madalena.

Mantém o blog eraOdito (http://www.eraodito.blogspot.com/), apontado em recente pesquisa da revista “Bula”, como um dos 20 blogs mais influentes da rede.

Transformando os textos produzidos em livro

Paralelamente, nos dias 16 e 30 de outubro, sábados, das 14h às 18 horas, no Espaço Artemanha, o Projeto Dulcinéia Catadora estará desenvolvendo a Oficina de Produção de Livros Artesanais.

Os textos criados durante a Oficina do Marcelino Freire irão compor o livro feito de material reciclável, produzidos pelos próprios alunos.

A Oficina de pintura de capas de papelão e confecção de livros tem como público alvo, jovens ou adultos. Não é necessário ter experiência com desenho ou pintura.

A atividade tem como objetivos mostrar uma forma original e acessível de produção independente, que possibilita a divulgação de trabalhos de escritores iniciantes.

Valorizar o papel do catador como reciclador, cuja contribuição é fundamental para o meio ambiente;

Proporcionar uma experiência de reutilização e transformação de um material muitas vezes descartado;

Desenvolver o potencial artístico e criativo através da livre expressão.

Inscrições grátis e número de vagas LIMITADO

São 30 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas previamente com a Lids Ramos, via e-mail: lidsramos.poesia@poiesis.org.br

O telefone para contato é 3331- 5549, com Lids, Cris ou Marco Pezão.

As Oficinas são gratuitas e fazem parte do Projeto Mapa da Poesia, da Poiesis - Organização Social de Cultura – e conta com o apoio do Espaço Artemanha de Teatro.

Endereço: Estrada do Campo Limpo nº 2706, subsolo, bairro de Campo Limpo, S/P. Telefone: 5844 – 4146

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

domingo, 12 de setembro de 2010

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SARAU DONDE MIRAS E GRUPO CANDEARTE NO CENTRO CULTURAL MONTE AZUL




A Caminhada Cultural Donde Miras convida para o Sarau Donde Miras e Festa do Boi com o Grupo Candearte neste sábado às 20h00 no Centro Cultural Monte Azul.
O Sarau será ao ar livre no páteo, com muitas apresentações, poesias, músicas e danças.
Traga sua arte - DIVULGUE para seus AMIGOS. Abs.
Veja abaixo,

---------------------------------------------------------------------------------------------------

dia 11 • sábado - especial20h SARAU DONDE MIRAS + BUMBA MEU BOI CANDEARTE
A caminhada Donde Miras é formada por um grupo de artistas que resolveu percorrer
a América Latina a pé! Foram mais de 1500 km percorridos entre 2008 e 2010,
descobrindo, promovendo e ddivulgando a cultura e memória das cidades visitadas.
O Grupo Candearte - promove cortejos e festas do Bumba Meu Boi com o resgate e
manutenção da cultura popular.
---------------------------------------------------------------------------------------------------

CENTRO CULTURAL MONTE AZUL
Avenida Tomas de Souza, 552
Jardim Monte Azul – São Paulo SP

Informações:
raizesculturais@monteazul.org.br
11 58538089 (terça a sexta)

Realização – RAIZES CULTURAIS MONTE AZUL
Acesse o novo site: www.monteazul.org.br

Sarau do Binho