Follow by Email

domingo, 29 de agosto de 2010

LANÇAMENTO DO LIVRO "A RAINHA DO CINE ROMA" DE ALEJANDRO REYES

Nesta segunda 30-08-10 teremos a presença do escritor Mexicano Alejandro Reyes para lançamento de seu livro " A RAINHA DO CINE ROMA".



A Editora LeYa lança em agosto “A Rainha do Cine Roma”, o primeiro romance do jornalista e escritor Alejandro Reyes. Uma comovente e fascinante história, que brilhou entre os finalistas do Prêmio LeYa em 2008 - evento que homenageia e estimula a produção de obras originais de ficção em língua portuguesa.

“A Rainha do Cine Roma” traz a história de Maria Aparecida e Betinho, duas crianças que se conhecem nas ruas de Salvador e que, unidas pelo sofrimento e pela amizade, atravessam os duros dias de uma vida de abandono.

A narrativa do livro é feita em primeira pessoa, na figura do personagem Betinho: morador de rua desde os sete anos - sobrevivendo de pequenos furtos e michês - fugiu de casa para escapar da violência imposta por seu padrasto. Vagava pelas ruas da Cidade Baixa, sempre sozinho, até se deparar com Maria Aparecida, uma pequenina e frágil garota de dez anos, que sofre uma drástica mudança na vida após a morte da mãe e decide fugir de casa.

Vítimas de abusos por parte dos pais, Maria Aparecida e Betinho passam a viver em um cinema abandonado: o Cine Roma. E, apesar de todo o suplicio que lhes é imposto, os dois constroem um forte laço capaz de resistir a tudo.

Reflexões sobre temas negligenciados pela sociedade, como abuso sexual, drogas, homossexualidade, AIDS, prostituição, preconceito racial, violência física e o abandono, estão presentes nas 296 páginas do livro. Chama atenção dos leitores para um universo sujo e cruel, que é imposto àqueles que estão, desde muito cedo, às margens da sociedade.

É uma bela história sobre a esperança de duas crianças, maltratadas pela vida e pela circunstância, mas que nunca deixaram de acreditar que, um dia, poderiam ser amadas de verdade.

“Surpreendente e intenso, terno e violento, A Rainha do Cine Roma é mais do que um romance para leitores exigentes: é um verdadeiro hino à vida”. José Manuel Saraiva

“Quem tiver peito fraco, é melhor não tocar neste livro. Porque ele é duro, cru, verdadeiro. No entanto, no fim fica um fiozinho de açúcar, emoldurando uma réstia de esperança.” Pepetela, escritor e membro do júri do Prêmio Leya


O Autor

Alejandro Reyes nasceu na cidade do México, é jornalista e escritor. Depois de viver alguns anos nos Estados Unidos e na França, mudou-se para o Brasil, onde fez trabalho social com crianças e adolescentes de rua. É mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade da Califórnia e doutorando em Literatura Latino-Americana, cuja tese incide sobre a literatura marginal.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

SOBRE A NOITE ARGENTINA

Para quem não pode ir ontem no bar do Binho ver a noite Argentina , aí vai uma amostra da bela noite que tivemos.


A bela música de Astor Piazzolla embalou a noite



Lucía Tennina, professora de literatura em Buenos Aires falou sobre o jeito Argentino de falar
Checho e Ana arrasaram no tango, foi lindo!


Rock latino

terça-feira, 24 de agosto de 2010

MAIS UM QUINTASOITO NO BAR DO BINHO

"MI CASA ES SU CASA"


E enquanto o Espaço Clariô re-forma-se, o Bar do Binho fica sendo a moradia do QUINTASOITO!


Neste mês faremos a NOITE ARGENTINA!


NO 25º QUINTASOITO, teremos como convidados especiais o casal argentino CHECHO E ANA, que irão bailar um bom TANGO DE RUA conosco e contar um pouco de sua história.



Além deles teremos também a presença de LUCÍA TENNINA, de Buenos Aires, professora de Literatura Brasileira e Portuguesa da Universidade De Buenos Aires, pesquisa sobre a literatura da periferia de São Paulo.

E tem mais...





Se tudo der certo, no lugar da sopa serviremos um PUCHERO em homenagem aos nossos hermanos!


Nesta QUINTA -FEIRA - DIA 26/08/23010 - AS 20HS


NO BAR DO BINHO:
R. Avelino Lemos Jr., 60 (em frente à Uniban) - Campo Limpo. Zona Sul.
Telefone (11) 5844-6521

HASTA LA VISTA!

www.espacoclario.blogspot.com


Fotos: Michele Torinelli










domingo, 22 de agosto de 2010

NESTA SEGUNDA 23-08 LANÇAMENTO DO LIVRO DE LUANA ANTUNES COSTA

LANÇAMENTO DO LIVRO " PELAS ÁGUAS MESTIÇAS DA HISTÓRIA"

UMA LEITURA DO LIVRO " O OUTRO PÉ DA SEREIA " DE MIA COUTO

MANO BROWN SE MANIFESTA CONTRA O FIM DO PROGRAMA MANOS E MINAS

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

HOJE, GUNNAR VARGAS NO BAR DO BINHO


HOJE, NO BAR DO BINHO, ÀS 2O:3O


GUNNAR VARGAS E SEU VIOLÃO


MÚSICA DE EXCELENTE QUALIDADE ( CHICO BUARQUE, ITAMAR ASSUMPÇÃO

JOÃO BOSCO E , O MELHOR DE TUDO, SUAS PRÓPRIAS MÚSICAS )



HOJE TEM TAMBÉM O SARAU DA VILA FUNDÃO
COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO GRUPO CANDEARTE

E TEM MAIS, TEM BARZINHO CULTURAL DO MONTE AZUL
NOSSA! QUANTA OPÇÃO BOA, VAMOS PRA RUA GENTE, ESQUEÇAM O FRIO!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

24º QUINTASOITO

Tivemos a honra de receber em nosso espaço o Grupo Capoeira de Angola Irmãos Guerreiros. O mestre Marrom nos contou sobre sua trajetória, sobre a história da Capoeira de Angola e o grupo nos presenteou ainda com um samba de roda que todos participaram. Obrigado Clariô, obrigado Irmãos Guerreiros.






FOTOS: RAISSA CORSO

Sarau do Binho